• superagricarne

Açúcar! Vilão ou mocinho?


O açúcar é importante para o organismo por ser fonte de energia, além de conter substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Apesar do sabor característico, eles pouco diferem em termos nutricionais, mas existem vários tipos de açúcar.

Açúcar Cristal

Apresenta-se como cristais maiores e transparentes, sendo mais difícil dissolvê-lo. Na fabricação, a etapa de cristalização elimina tudo aquilo quenão seja sacarose (sais minerais, glicose, frutose, amido, dentre outros componentes presentes). É considerado um produto com uma purificação parcial.

Açúcar Refinado Mais apreciado pelas donas de casa, o açúcar refinado é recristalizado no seu processo de fabricação e tem adição de produtos químicos, o que resulta em um produto mais branco e com cristais menores, devido a remoção adicional dos compostos coloridos presentes.

Açúcar de Confeiteiro Utilizado para decorar receitas como bolos, biscoitos e tortas, o açúcar de confeiteiro tem cristais extremamente pequenos e com a aparência de pó. Em algumas refinarias, uma etapa de peneiramento ajuda a garantir a uniformidade destes pequenos cristais. Ao serem embalados, recebem a adição de uma pequena quantidade de amido para evitar que os cristais fiquem grudados.

Açúcar Organico Apresenta na forma de cristais maiores e mais escuros. Durante a sua produção, desde o plantio da cana até o produto embalado, não são utilizados agrotóxicos ou insumos não autorizados. Por ter todas essas exigências em seu processo produtivo, apresenta preço mais elevado.

Açúcar Light É a combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. Deve ser evitado por pessoas que não podem ou não querem utilizar adoçantes. Por conta da presença dos edulcorantes, não tem o mesmo efeito culinário.

Açúcar Mascavo O sabor e a cor do açúcar mascavo lembra o da rapadura. O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo não utiliza o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação.

Açúcar demerara O processo de produção é muito similar ao açúcar mascavo, utilizando menor quantidade de aditivos químicos.

#Vacation #açúcar #alimentação #curiosidade

11 visualizações