• superagricarne

9 dicas de organização para sua despensa


Despensa organizada é sinônimo de praticidade, pois com tudo no seu devido lugar você não perderá tempo procurando os produtos que precisa pra fazer aquela receita. Então mãos à obra!

✓ Separe sempre os produtos pela sua validade. Por exemplo: deixe as latas ou caixas de creme de leite compradas recentemente no fundo da prateleira e as mais antigas à frente. Dessa forma a possibilidade dos produtos vencerem é bem menor.

✓ Estipule categorias e separe os produtos. Por exemplo: Deixe uma prateleira para os enlatados e produtos em caixinha, como ervilha, milho-verde, extrato de tomate e creme de leite; Outra prateleira para produtos de confeitaria, como açúcar refinado, chocolate granulado, coco ralado e confetti.

✓ Deixe a cebola e o alho em lugares frescos, em uma cesta por exemplo. Quando essa dupla fica em lugares abafados eles têm sua deteriorização acelerada.

✓ Junte os itens menores, como sachês de gelatina, suco em pó e sopas instantâneas em um recipiente. O ideal mesmo é produzir uma caixa bem bonita personalizada pra deixar sua despensa muito mais interessante e divertida.

✓ Os temperos e especiarias devem ser mantidos nos seus devidos recipientes e com tampa. Caso tenha que transferi-los para outro utensílio de armazenamento, não esqueça de colocar uma etiqueta com a validade do produto.

✓ Grãos, farinhas e macarrão, depois de abertos devem ser armazenados em potes de vidro com tampa, que facilitam a visualização e evitam a deteriorização.

✓ Essa dica é muito interessante. Coloque uma folhinha de louro ou de pimenta dentro dos potes. Essas folhas são repelentes naturais e manterão os bichinhos bem longe da despensa.

✓ Biscoitos, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados em um mesmo local, pois geralmente são consumidos mais rapidamente como lanche. Mas tenha atenção quanto às suas embalagens, fechando sempre com papel-filme ou guardadas na geladeira. Dessa forma esses produtos não amolecem e também não correm o risco de estragar.

✓ Posicione as bebidas sempre na prateleira mais alta, isso fará com que as crianças fiquem longe delas e diminua o risco de acidentes. Se você guarda vinhos na despensa, deixe-os deitados para que as rolhas fiquem úmidas e a bebida não estrague.


8 visualizações