• superagricarne

10 dicas para tornar a alimentação das crianças mais saudável


É na infância que formamos nossos hábitos alimentares e nessa hora a influência dos pais é muito importante, por isso, a introdução de novos alimentos deve ser estimulada nessa fase, com adequação à quantidade e qualidade da alimentação das crianças.

É importante introduzir alimentos que forneçam os nutrientes necessários para o crescimento das crianças. Uma boa alimentação pode evitar o desenvolvimento de obesidade e complicações futuras, como diabetes e hipertensão arterial.

Confira lista de 10 dicas para tornar a alimentação das crianças mais saudável:

1. Estimule o hábito de tomar café da manhã Essa é uma das refeições mais importantes do dia e deve conter todos os grupos de alimentos: carboidratos, como torradas e pães integrais; proteínas, como queijo branco ou leite; e reguladores, como frutas.

2. Ofereça pequenos lanches intermediários Evite períodos longos de jejum, oferecendo pequenos lanches como frutas ou vitaminas.

3. Estabeleça horários fixos para as refeições Procure manter uma rotina alimentar. O ideal é oferecer 6 refeições diárias, sendo: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário.

4. Use a criatividade Usar a criatividade e montar pratos coloridos ou com desenhos para as crianças incentiva a descoberta de novos sabores.

5. Evite oferecer líquidos junto com as refeições Evitar ingerir líquidos durante as refeições é importante para que a criança sinta-se saciada com uma pequena quantidade de alimentos.

6. Cuidado com a alimentação de crianças com alergia É importante a atenção aos alimentos que causam alergias alimentares e substituí-los por alimentos que forneçam a mesma quantidade de nutrientes, a fim de evitar deficiências nutricionais.

7. Ofereça frutas de sobremesa ao invés de doces

8. Amamente

Até o 6º mês de vida, a criança não precisa de outro alimento além do leite materno. Também não é necessário oferecer água ou chá.

9. Para bebês, amasse os alimentos ao invés de batê-los no liquidificador

Ao iniciar a introdução de novos alimentos, evite batê-los no liquidificador. O ideal é amassar com o garfo, pois assim o desenvolvimento da musculatura facial é estimulado.

10. Inclua verduras e legumes em todas as refeições, Ao introduzir verduras e legumes na alimentação das crianças, ela irá se habituar a esses sabores.

Fonte:http: www.saladcreations.com.br


0 visualização