• superagricarne

8 alimentos que retardam o envelhecimento


Nutricionistas listam estes alimentos como os melhores para retardar o envelhecimento. Fizemos uma lista com os 8 principais alimentos que você pode consumir para manter-se jovem e saudável. Confira!

1. Açaí

O açaí apresenta uma notável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro. O açaí é um dos 10 superalimentos no combate ao envelhecimento e na promoção da saúde global devido ao seu excelente perfil em ácidos gordos, aminoácidos e anti-inflamatórios. Uma baga fornece proteína da melhor qualidade, gordura saudável e antioxidantes poderosos. A polpa do açaí ainda contém uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibra dietética e fitoesteróis, para assegurarem a saúde do sistema cardiovascular e digestivo.

2. Maçã

A maçã possui uma grande variedade de fitonutrientes anti-inflamatórios e anti cancerígenos e pode desempenhar um papel preponderante tanto na redução do risco de uma variedade de doenças crônicas, como na manutenção de um estilo de vida saudável. Essa fruta é associada, de forma consistente, a um risco diminuído de cancro, doença cardíaca, asma e diabetes de tipo 2, mesmo em comparação com outra fruta e vegetais e diferentes fontes de flavonóides. O seu consumo está positivamente correlacionado com uma melhor função pulmonar e um aumento da perda de peso.

3. Pera

A pera é da família da maçã e contém muita vitamina C e cobre, nutrientes antioxidantes que previnem os danos provocados pelos radicais livres nas células. Já as fibras do fruto reduzem o colesterol e misturam-se nos químicos causadores de cancro, impedindo-os de danificar as células do órgão.

4. Espinafre

O espinafre (e a couve) são vegetais de folha verde-escura ricos em poderosos antioxidantes, como a luteína, que em conjunto com os carotenóides contribuem para proteger os nossos olhos da degeneração macular e das cataratas, da doença cardíaca e de outros problemas relacionados com a idade. Ah, e também são muito pobres em hidratos de carbono digeríveis, muito ricos em fibra que não só nos faz sentir saciados mais depressa e por mais tempo como modera o impacto do açúcar trazido pelos alimentos doces.

5. Canela

A canela tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes melhoram os efeitos estabilizadores de insulina no açúcar no sangue e retardam os efeitos da doença Alzheimer. Para além disso, é benéfica na prevenção do cancro e melhora os ciclos menstruais.

6. Cacau

Graças ao seu forte poder antioxidade, o cacau melhora a função cardiovascular, a carga cardíaca em consequência do envelhecimento das artérias, baixa os valores de pressão arterial e incrementa a vasodilatação. Já para não falar que a manteiga de cacau é uma gordura saudável para o coração, porque não faz subir os níveis de colesterol no sangue e contém uma grande variedade de ácidos gordos saudáveis.

7. Romã

A romã é uma fruta que contém princípios ativos capazes de travarem a proliferação de células cancerígenas. Está repleta de propriedades (antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes) que, além de prevenir o envelhecimento das células, previne doenças cardiovasculares, diabetes, infeções bacterianas e doenças degenerativas.

8. Chá Verde

Como um poderoso antioxidante e desintoxicante, ativa as enzimas hepáticas envolvidas na desintoxicação do organismo e tem uma ação anti aging. O chá verde também ajuda na apoptose celular (morte das células cancerígenas) e ajuda na diminuição do colesterol. Esse chá também reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos, previne glaucomas e controla a tensão arterial.

Fonte: observador.pt

#frutas #verduras

29 visualizações