Hortelã, uma erva poderosa e ao seu alcance.


A hortelã é uma erva aromática bastante popular e ajuda na manutenção da saúde do nosso corpo. Ela está presente em inúmeras receitas de saladas, carnes, aves, na cozinha árabe, bebidas e drinks como o mojito. A hortelã também é utilizada para fins medicinais, na fabricação de balas, chicletes, em diversos cosméticos e entre outras aplicações.

A hortelã é uma planta aromática que possui ação terapêutica, pois contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, sais minerais, ácido fólico e a riboflavina.

Quando consumida adequadamente a hortelã proporciona muitos benefícios, e favo​rece a expectoração, além de estimular o aparelho digestivo.

Razões para Consumir Hortelã:

Existem dois tipos de hortelã: com mentol e sem mentol. As ervas sem o mentol são utilizadas em receitas e é mais adocicada, lembrando muitas vezes o sabor do limão e maçã. Tem também a Hortelã Pimenta, que é mais mentolada, doce, forte e picante, deixa a boca um pouco adormecida, com hálito agradável e fresco, é a mais utilizada para fins medicinais e também na fabricação de pastilhas elásticas, pastas de dentes e cosmética. É desta hortelã que se extrai o óleo essencial.

Para conservar a hortelã, a maneira mais fácil é deixá-la plantada em casa em um vaso e após colhidas, mantê-las secas e higienizadas.

Alguns estudos constataram que a hortelã tem ação analgésica, combate vermes e tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios. A hortelã também melhora funções cognitivas, como o raciocínio, atenção e memória.

A hortelã vai muito bem em saladas, carnes assadas, molhos, doces e torna as bebidas muito mais refrescantes.

Embora não exista evidência científica, há relatos de que o consumo exagerado de chá de hortelã durante a gravidez pode aumentar os riscos de alguma complicação.


Últimas publicações
Publicações Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Siga o Super Agrigarne
  • Facebook Basic Square