Desmistificando o Glúten


O glúten é um composto de proteínas presentes em alimentos como a farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento. O glúten é responsável pela liga das massas e é o que faz o pao crescer, por exemplo.

Muitas pessoas retiram o glúten da alimentação com o objetivo de emagrecer e ter uma alimentação mais saudável. Mas quem realmente deve retirar o glúten da dieta são os pacientes celíacos, ou seja, pessoas com intolerância ao glúten. A doença celíaca é uma desordem autoimune, uma condição crônica, que afeta principalmente o intestino delgado. Pessoas com pequeno grau de intolerância ao glúten podem se sentir inchadas, principalmente na região abdominal.

Os alimentos com glúten geralmente são bolos, pães, biscoitos, macarrão, tortas, cerveja, whisky, pizzas, molhos e temperos e ao diminuir o consumo desses alimentos, naturalmente se tira muitas calorias do cardápio.

Enquanto isso, no grupo dos alimentos que não possuem glúten estão a tapioca, biscoito de polvilho, macarrão de arroz, pipoca, frutas, vegetais, legumes, carnes, ovo, arroz, feijão, amaranto, quinoa, fubá, mandioca, milho, linhaça, trigo sarraceno, cacau e creme de arroz.

É obrigatória a informação no rótulo se o produto contém glúten ou não e vale ressaltar que produtos integrais também contêm glúten.

Fonte: http://tinyurl.com/q2ytkwb


Últimas publicações
Publicações Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Siga o Super Agrigarne
  • Facebook Basic Square