13 alimentos proteicos para turbinar sua dieta e trazer muita saúde e disposição.


A proteína tem função fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, responsável por construir e reparar todos os tecidos, sendo capaz de fornecer ao organismo nutrientes essenciais para construção e preservação das fibras musculares, contribuindo para um corpo mais saudável e forte. A proteína existe sobretudo em produtos de origem animal, mas existem vários outros alimentos que têm bastante proteína em sua composição. Confira abaixo 13 alimentos proteicos que podem ser inseridos na sua dieta.

Carnes

Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carnes, leite e ovos. Cada fonte de proteína – do peixe ao amendoim – contém “tipos diferentes” de aminoácidos (os blocos que formam as proteínas). Dos 20 diferentes aminoácidos existentes, nove são essenciais para nosso organismo e só podem ser obtidos por meio de alimentos. A questão é que nem todos os alimentos possuem os nove aminoácidos. No que diz respeito às proteínas de origem animal (carne, ovos, laticínios), quase todas podem ser consideradas boas, pois são constituídas por todos ou a maioria destes aminoácidos. Entretanto, a maioria dos alimentos de origem vegetal contém apenas uma fração dos aminoácidos essenciais. Isso significa que se sua única fonte de proteínas for vegetal, você pode ter deficiência de certos aminoácidos.

Peixes, carnes vermelhas e frango contém uma grande quantidade de proteínas por porção:

- 36,6g de proteína para cada 100g de frango

- 25g de proteína em cada 100g de peixe - 33,7g de proteína para cada 100g de carne vermelha

Os peixes, em especial os de água fria (atum e salmão, por exemplo) são ricos em gorduras insaturadas, como o ômega-3. Pesquisadores recomendam a ingestão de peixe assado ou grelhado, duas vezes por semana.

Ovos

Um ovo possui, em média, 6g de proteína, além de vitaminas do complexo B. Embora tenha sido alvo de críticas e discussões durante durante muitos anos em função de seu impacto no colesterol, já sabe-se que, se não for frito, o ovo pode ser incluído diariamente, na maioria das dietas.

Laticínios

Assim como o ovo, o leite sempre foi colocado à prova. Hoje sabe-se, no entanto, que nos casos em que não há intolerância à lactose, o leite é uma excelente fonte de proteína (são 7g de proteína por copo), além de ser rico em cálcio (mineral essencial para os ossos) e vitamina D. O iogurte também é uma ótima fonte de proteínas. São 8 g para cada 200g do alimento. É também rico em probióticos, organismos vivos que trazem diversos benefícios à saúde. A sua ingestão não só garante o equilíbrio da flora intestinal na briga entre "as bactérias do bem e do mal", como mantém as células do sistema imunológico em estado de alerta permanente.

Feijões

Meia xícara de chá tem 7 gramas de proteína e em torno de 105 calorias. Seja preto, vermelho, branco ou amarelo, são ricos em proteína e fibras, com pouca ou nenhuma gordura.

Brócolis

Uma xícara de chá contém 3 gramas de proteína e cerca de 20 calorias. Tem ainda alto teor de fibras, vitaminas A, C e K.

Grão-de-bico

Meia xícara de chá contém 7 gramas de proteína e 145 calorias. Além de serem uma fonte de proteína, são ricos em fibras, pobres em gorduras e constituem fontes sólidas de minerais como ferro, zinco e vitamina B.

Tofu

Meia xícara de chá contém 10 gramas de proteína e 90 calorias. Versátil e pobre em gorduras, este produto oriundo da soja pode ser cozinhado como substituto dos produtos de origem animal, como carne e ovos.

Sementes de cânhamo

Uma colher de sopa contém cerca de 5 gramas de proteína e 40 calorias. Estas sementes são fonte de proteínas completas e minerais essenciais como zinco, magnésio e ferro. São também ricas em ômega 3.

Leite de soja

Cada copo tem 8 gramas de proteína e em torno de 110 calorias. O leite de soja tem o maior número de proteína de todos os leites vegetais (como o leite de amêndoa ou o leite de arroz). Não contém gordura saturada, ao contrário do leite de vaca. Nem lactose.

Aveia

Meia xícara contém 5 gramas de proteína e 150 calorias. A aveia ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, impedindo quebras de energia.

Quinoa

Tem 4 gramas de proteína por cada meia xícara e cerca de 115 calorias. A quinoa é rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais ao seu biossistema. É também rica em fibras, ferro e magnésio.

Sementes de girassol

1/4 de xícara contém 6 gramas de proteína e 185 calorias. É uma enorme fonte de energia, proteínas, vitamina e gordura insaturada, saudável para o coração.

Sementes de chia

Duas colheres de sopa têm 4 gramas de proteína e 140 calorias. Trata-se de um superalimento, muito nutritivo, rico em proteínas, antioxidantes e fibras.

Fonte: http://lifestyle.sapo.pt

Fonte: revista Veja

Fonte: http://holmesplace.pt/pt/5-alimentos-ricos-em-proteina-animal-a603.html

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar


Últimas publicações
Publicações Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Siga o Super Agrigarne
  • Facebook Basic Square